Descrição do Projeto

Este é um Projeto de pesquisa de Doutorado em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT) e apoiado por um projeto de iniciação científica (PIBIC), realizado na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Tem como questão principal identificar situações matemáticas que estão presentes nas atividades de Empreendimentos Econômicos Solidários, beneficiados pelo Centro Público de Economia Solidária (CESOL) do Sertão do São Francisco, identificando possíveis dificuldades na manipulação desses conceitos matemáticos para, a partir disso, promover intervenções pedagógicas utilizando tecnologias digitais, para acolher as necessidades específicas de cada empreendimento. 

Como referenciais teóricos principais, estão sendo adotados a Economia Solidária, a Etnomatemática, bem como a utilização de tecnologias digitais para aprendizagem de conteúdos matemáticos. Metodologicamente, a pesquisa enquadra-se numa abordagem qualitativa com coleta de dados por meio de observações participantes, diário dos pesquisadores e entrevistas semiestruturadas.

A referência tripla ao “E” do nome e sigla, vem dos termos chaves deste Projeto: Etnomatemática, Empreendimentos e Economia e o S completa a sigla, referenciando o Solidária.

Os sujeitos envolvidos serão membros de empreendimentos econômicos solidários beneficiados pelo CESOL Sertão do São Francisco. Como resultados, espera-se buscar respostas à questão proposta, contribuindo para a promoção da aprendizagem de conceitos matemáticos, bem como proporcionar um conhecimento matemático necessário para alcançar a autogestão no Empreendimento.

Neste portal, serão disponibilizadas as principais notícias e materiais resultantes do projeto. Esperamos contribuir para a pesquisa e o desenvolvimento dos conceitos e temáticas trabalhados neste Projeto.